Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

segunda-feira, abril 7

Não presta nem tem emenda

Em 20 de Fevereiro de 2005, o PSD obteve o seu pior resultado em 20 anos: 28,77 por cento. O resultado é tão mau que, em teoria (repito: em teoria) é hoje possível fazer uma revisão constitucional sem o PSD.

Este resultado foi obtido por uma equipa liderada por Pedro Santana Lopes. E nessa equipa pontificavam personalidades como Rui Gomes da Silva. Como não aprenderam nada, não chegaram ainda - eles e o partido todo, a começar pelo essencial das suas elites - à mais evidente de todas as conclusões: só gente muito burra consegue levar o PSD a ter um resultado tão mau como o obtido em Fevereiro de 2005.

Essa gente, pela mão de Menezes, voltou agora à primeira linha de actuação no PSD. Movida por uma profunda incompetência e um ressentimento suicida, repete ponto por ponto as asneiras que levaram o partido à humilhação eleitoral de Fevereiro de 2005. Nesses meses santanistas que antecederam as últimas legislativas conseguiram dar sucessivos tiros nos pés interferindo directamente em órgãos de comunicação social, por exemplo no episódio que levou Marcelo a deixar a TVI. Se pudessem, agora, afastariam Marcelo da RTP ou Pacheco Pereira da SIC-Notícias.

A essa gente juntou-se agora, pela mão de Menezes, Agostinho Branquinho. É ele o responsável por aquela anedótica entrevista de Menezes à SIC-Notícias em que o líder do PSD preferiu, em vez de falar do país que existe, lançar a proposta da eliminação da publicidade da RTP (uma matéria que, como se sabe, preocupa intensamente a esmagadora maioria dos portugueses, não se fala noutra coisa).

Como ninguém diz ao sr. Branquinho (nem a Menezes) que se está um país inteiro a borrifar para o que ele pensa e diz sobre comunicação social, ele insiste. Agora inventou outra importante denúncia: a Fernanda Câncio vai colaborar num programa da RTP-2.

(Chegados aqui, é tempo de registo de interesses: considero-me amigo de Fernanda Câncio. E trabalhamos os dois no mesmo jornal, o DN.)

Agostinho mentiu: disse que Fernanda Câncio não tem experiência televisiva. Ora o que não lhe falta é experiência televisiva (fez reportagem e editou para a SIC de 1996 a 2002). E omitiu (que é outra forma de mentir) a experiência enorme da Fernanda na área que vai ser tratada no programa, a dos bairros suburbanos problemáticos.

E, pior do que tudo, como é estruturalmente mal formado, expôs a sua "denúncia" com base numa insinuação de tratamento favorável, insinuação que, cobardemente, nunca teve a coragem de verbalizar.

Agora Agostinho tenta focar a sua crítica no facto de a RTP estar a contratar programas fora, o que sempre fez (a RTP e todos os canais). É uma preocupação da treta, todos o sabemos, nunca isso mereceu uma vírgula dos comentários do sr. Branquinho nem do PSD em geral.

Com Menezes à frente, acolitado pelos branquinhos e gomes da silva desta vida, não temos apenas um PSD burro a fazer oposição; temos um PSD dirigido pela mesquinhez, pela má-fé e pelo mau carácter. Não presta nem tem emenda.
|| JPH, 11:17

0 Comments:

Add a comment