Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

segunda-feira, janeiro 7

Jornalismo, jornalistas


Para felicidade de muita gente,, os jornalistas portugueses estão a ter alguma dificuldade em juntar-se à volta de uma mesa e conversar sobre um assunto difícil: auto-regulação.

No Verão passado, quando se tentou mobilizar a classe (sim, isto é uma classe, uma classe profissional, como várias outras) para contestar o novo Estatuto dos Jornalistas a resposta foi, algo surpreendemente - para mim, pelo menos, que participei nesse esforço - positiva. Mobilizaram-se centenas de assinaturas em pouco tempo, fez-se chegar o protesto onde devia ter chegado e isso teve um resultado: a lei aprovada acabou por não ser exactamente aquela que o Governo queria aprovar. Um pequenino passo que prova que às vezes as mobilizações de conjunto têm algum efeito.
Mas, vendo à distância, percebe-se a razão da adesão: é relativamente fácil estar contra. Acontece que esse estar contra da altura impõe, agora, que se construa uma solução alternativa à que vigora. A que vigora é muito simples: um órgão político-administrativo chamado Comissão da Carteira tem a possibilidade de sancionar jornalistas por incumprimentos deontológicos.
O tema é, portanto, muito chato: queremos ou não ser um bocadinho responsáveis por nós mesmos? E, além do mais, divide. Divide muito, divide à séria, expõe quem acha A ou quem acha B. Para muitos de nós, jornalistas, se calhar o melhor mesmo é estar quieto e ficar à espera. A pergunta é esta que o Francisco José Viegas aqui fez: como será a democracia sem jornalismo?
Foi convocado para 15 deste mês, em Lisboa, um jantar de jornalistas que quer discutir a auto-regulação. As inscrições são para o mail informacaoliberdade@gmail.com . O "pivot" da discussão será o Mário Bettencourt Resendes.
Estão à espera de quê? Que seja o Governo a promover a discussão? Ou a ERC?
|| JPH, 15:58

0 Comments:

Add a comment