Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

quinta-feira, novembro 15

Rectificação

Afinal a propriedade absorvente do zero que eu queria explicar é na multiplicação e não na divisão - como ontem [hoje...] dizia, por erro. Exemplo: 320 x 0 = 0. A divisão por zero, enfim, parece-me um problema ainda por solucionar. O ambiente em que ontem [hoje...] o discutimos não seria - atrevo-me a pensar - o mais propício. Sobretudo quando um dos arguentes se encontrava encharcado de cerveja dos pés à cabeça (ou vice-versa).

Adenda às 12h26: Bem, afinal eu até tinha alguma razão quanto à propriedade absorvente do zero na operação da divisão. Basta inverter os factores. Se o numerador for zero e o denominador um outro número qualquer o resultado é sempre zero. Sempre. Tanto se divida zero por cinco como se divida zero por 4235245. Digo "propriedade absorvente" do zero porque foi assim que me ensinaram, por alturas do PREC. Admito perfeitamente que no ensino primário nacional da 1ª República a coisa tivesse outro nome.
|| JPH, 11:51

0 Comments:

Add a comment