Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

domingo, junho 24

Não percebo como é que não está tudo a falar disto




É que não percebo mesmo - embora admita que o facto deste acontecimento só ser transmitido no cabo e em canal por assinatura (a SportTV) ajude qualquer coisinha.

Hoje a regata da Americas Cup foi simplesmente espectacular. Os kiwis do Team New Zeland partiram à frente (três segundos) mas rapidamente o Allinghi (que ontem, na primeira regata, venceu) lhes passou à frente. Foram à frente até mais ou menos meio da regata e aí os Kiwis passaram outra vez à frente. Estávamos no penúltimo percurso, à bolina, que, explicando aos ignorantes, significa velejar quase com o vento de frente ("quase", digo eu, e digo bem, porque ao contrário do que nos explicaram na escola, os descobridores portugueses não inventaram nenhuma maneira de navegar contra o vento. É de todo impossível. Se um percurso de um ponto a outro tem de ser feito contra o vento, a única maneira de o fazer é aos zigue-zagues. O que contou nas invenção portuguesas foi a vela triangular, isso sim dá a possibilidade de velejar com ângulos fechados em relação à direcção do vento, é por isso que os barcos adornam comó caraças e por isso têm debaixo de água uma coisa chamada patilhão, que os impede de andarem de lado, e, sobretudo, um contrapeso pesadíssimo, que, funcionando como o sistema dos bonequinhos sempre-em-pé, evita que cambalhotem quando adornam demais).

Adiante.

Há aqui um mistério, amiguinhos. Que é: como é o Allinghi vai à frente aí uns cem metros e depois é ultrapassado? Pois, não sei, aguardo a conferência de imprensa. Pode ter sido um golpe de sorte, os kiwis terem apanhado uma rajada que lhes deu uma velocidade adicional sobre o concorrente. O facto é que andavam sempre com um gajo no topo do mastro à procura do vento (que vê na superfície do mar, hoje muito "chão") e o Allinghi não. Ou então foi excesso de confiança da rapaziada do Allinghi.
Os kiwis deram a volta à corrida. Chegaram à última bóia com uma vantagem aí de uns 15 metros e acabaram quase cem à frente. E note-se que consolidaram a vantagem navegando à popa (com o vento por detrás), o que, aparentemente, contraria o pensamento oficial, segundo o qual o Allinghi tem vantagem nestas condições. E agora está 1-1 (ganha a taça quem ganhar primeiro cinco regatas). A próxima é terça-feira. Estou um bocadito ansioso.
|| JPH, 16:06

0 Comments:

Add a comment