Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

segunda-feira, outubro 9

Os liberais são contra a corrupção?

Muito gostava eu de perceber porque é que o nossos arrojados liberais blogosféricos se preocupam com a corrupção no Estado. Simplistas e esquemáticos como são na sacralização do mercado, não poderiam, em bom rigor, deixar de achar que a corrupção é só mais mais uma componente, tão natural como todas as outras, da "mão invisível" que nos governa.

A corrupção distorce o mercado? Qual é o problema? Segundo os liberais, quem tem unhas é que toca guitarra. Se alguém fica de fora, que dê aos pedais e se o "mercado" não o premiou então é porque está a mais. E os políticos enchem-se à pala do erário público? Sim, está bem, é chato, mas a verdade é que com o dinheiro que ganham vão certamente querer construir grandes casarões e comprar grandes carrões - e isso é a economia privada a funcionar, gera lucro, emprego e aumenta o PIB.

Qual é então, senhores liberais, o vosso problema com a corrupção? Um problema ético? Por amor de Deus, meus caros, não me venham dizer que isso vos preocupa. Pelo menos no que toca ao andamento da economia.
|| JPH, 17:02

0 Comments:

Add a comment