Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

domingo, outubro 22

agustina, maricas, homossexuais e casamento

joão, joão (http://portugaldospequeninos.blogspot.com/2006/10/no-sejamos-maricas.html). a agustina é uma escritora maravilhosa e uma sentenciadora às vezes arguta e apropriada, outras apenas banal e previsível. não gosto menos dela por isso -- aliás, se fosse apreciar escritores pelas suas posições políticas ou pelo seu carácter estava bem arranjada.

isto dito, essa dicotomia entre 'maricas' e 'homossexuais' não é apenas banal, é deplorável. os homossexuais 'brilhantes a nível intelectual' que a agustina conheceu não são capazes de encarar o casamento? ok, e então? significa que todos os homossexuais que ela não conheceu, brilhantes ou opacos, pensam e sentem como esses? a questão do acesso ao casamento não se coloca, obviamente, nesses termos. eu, por exemplo, não tenho qualquer simpatia pela instituição, quiçá, como diz a agustina, não 'seja capaz' de a encarar para mim. significa isso que esse meu desgosto com o casamento deva fazer doutrina?

o problema, obviamente, é que para agustina um par de pessoas do mesmo sexo e um par de pessoas de sexo diferente não são a mesma coisa. não são da mesma natureza. é isso que pensam todas as pessoas que negam aos casais do mesmo sexo a possibilidade do casamento, como se este fosse uma marca registada para pessoas de sexo distinto. como se alargar o casamento aos pares do mesmo sexo significasse retirar 'qualquer coisa' aos pares de sexo diferente.
não se trata apenas de uma questão de 'direitos materiais' -- questão que, de resto, não é despicienda, como bem aponta o eduardo pitta (http://daliteratura.blogspot.com/2006/10/sibila-e-os-maricas.html). é uma questão de Direito com maiúscula, de certificação de igualdade. ou há igualdade ou não há. tudo se resume a isso.

não sejamos maricas, diz o joão -- de facto, não sejamos pusilânimes.
|| f., 16:34

0 Comments:

Add a comment