Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

segunda-feira, setembro 11

true lies

depois de passar os olhos por uns tantos documentários que passaram na rtp sobre a grande conspiração do 11 de setembro, com provas provadíssimas (com imagens da 'explosão das bombas' colocadas pelos serviços secretos ou lá o que é ou mesmo pela própria família bush nas torres nuns 'exercícios de segurança' que terão ocorrido nos dias anteriores ao derrube das ditas, mais revelações sobre o facto de ser impossível ligar dos aviões para terra por telemóvel, mais umas coisas do género -- confesso que às tantas eu, que até adoro teorias da conspiração, perdi o interesse), ocorreu-me, sei lá, perguntar aos conspirativos autores dos ditos por que motivo deixaram fora da picture (ou, neste caso, do doc) os atentados antes e depois do 11/9. tipo, onde é que encaixam o 11 de março e o sete de julho (só para citar os casos europeus, até porque, confesso, não me lembro das datas dos outros) nesta história? ou foi uma cena copy-cat?

enfim. toda a gente sabe que os americanos têm, de um modo geral, a ideia de que o mundo e tudo o que nele interessa se resume à américa, mesmo quando estão a tratar de refutar a existência e a acção de uma organização terrorista global. o curioso é que há muita gente não americana e até anti-americana que, neste caso específico, padece de americanice no mais agudo grau.

para quem está a esta hora a tentar esmifrar a labiríntica relação entre o título e a posta, aqui vem o alívio: é que ninguém me tira da cabeça que o bin laden tirou a ideia de lançar os aviões contra as torres gémeas do true lies, um filme de 1994 do james cameron com o schwarznegger e com terroristas islâmicos em que um caça entra por um arranha-céus adentro. (a menos, claro, que, de acordo com esta cartilha cidada pelo nuno, tenha sido o george bush que, grande admirador do amigo republicano schwarzie, tirou daí a ideia e ligou ao compincha bin para lhe 'encomendar' os atentados e quê, naquela 'agora é que eu vou pôr a américa a ferro e fogo e transformar isto numa ganda ditadura e invadir os malandros dos gajos escurinhos todos lá daquele sítio que agora não me lembra o nome e dar uso àquela cena que temos para ali para as terras do fidel e provar a toda a gente que sou o horroroso anti-cristo e anti-tudo que os gajos do avante e assim já descobriram há séculos que eu sou').
|| f., 19:02

0 Comments:

Add a comment