Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

segunda-feira, junho 12

Mais uma peça de propaganda dos amigos do Zarqawi


Os esforços conjuntos dos Estados Unidos e do Reino Unido na "guerra contra o terrorismo" estão a criar mais problemas do que soluções, segundo um relatório do Oxford Research Group, hoje divulgado.

Intitulado "Respostas globais para as ameaças globais: Segurança sustentada para o século XXI", o estudo de 18 meses elaborado pelo grupo de reflexão independente, sedeado na prestigiosa universidade de Oxford, considera que a guerra contra o terrorismo "cria, mais do que elimina, apoiantes do terrorismo".

O documento refere que as actuais políticas governamentais tornam mais provável que ocorram ataques como os de 11 de Setembro de 2001 contra os Estados Unidos, os de Londres (07 de Julho de 2005) e os de Madrid (11 de Março de 2004).
O texto salienta que o terrorismo internacional está a desviar a atenção de outros assuntos muito importantes, como os recursos naturais, a alteração climática, a desigualdade do comércio e o armamento nuclear de alguns países.
"A estratégia actual - sublinha - consome centenas de milhares de milhões de dólares, cria mais adeptos e seguidores do terrorismo do que derrota, e está a desviar a atenção de outras ameaças … segurança que são mais graves sérias, duradouras e destrutivas do que o terrorismo internacional".
O texto considera que o Reino Unido e os Estados Unidos estão mais preocupados em manter o "statu quo" através da força militar do que em concentrar-se nas causas da actual insegurança global. O grupo de reflexão cita conflitos como o do Iraque e do Afeganistão e a actividade da rede terrorista Al-Qaida como exemplos de que a "guerra contra o terrorismo" não está a dar resultado.


(da Lusa)
|| asl, 16:25

0 Comments:

Add a comment