Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

sexta-feira, fevereiro 10

A escalada

Enquanto nos países islâmicos a reacção às caricaturas se fez num quadro de escalada de violência, por aqui, entre os socialistas (Governo e deputados) a escalada foi apenas na cretinice. Primeiro, o comunicado de Freitas; depois aquela frase insuportavelmente estúpida de Vitalino Canas na Assembleia da República.

Chego, depois disto, a uma única conclusão. Nesta matéria. Freitas e Vitalino deveriam ter declarado o seu conflito de interesses. O primeiro porque, na verdade, obedece o seu alto critério a um chefe de um outro Estado que não o nosso (o Papa Bento XVI); o segundo porque já foi "vítima" pessoal da liberdade de imprensa (vidé Caso Eurominas, e outros houve, anteriormente).

PS - Sobre este caso dos cartoons penso hoje o que pensava no princípio. Mas não me queiram enfiar no grupo dos que acham que está em curso uma "guerra de civilizações" em que uma das frentes de batalha é a invasão do Iraque. Fui contra, sou contra e todos os dias as informações que vão chegando confirmam que a razão está do lado dos que estiveram contra. Para mim o 11 de Setembro teve uma resposta legítima na invasão do Afeganistão. A invasão do Iraque foi ilegítima e acima de tudo assente numa completa mentira (as armas de destruição maciça). Não me parece que os Estados ocidentais estejam obrigados a exportar a sua democracia e muito menos pela força das armas, o que, como se tem provado, é completamente contra-producente. O que este caso dos cartoons provou foi apenas que estamos obrigados a defender os nossos valores cá, onde vivemos. E a não deixá-los contaminar por valores externos assentes na tirania, na intolerância e na irracionalidade.
|| JPH, 12:41

0 Comments:

Add a comment