Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

terça-feira, dezembro 6

limbo é lindo

confesso que não sou muito versada no assunto (nem muito, nem pouco) e posso portanto dizer algum disparate maior que o normal sobre isto. mas estou fascinada com o facto de a igreja católica (sim, outra vez, sou uma básica nas minhas aversões) estar a contemplar a possibilidade de acabar com o limbo.

leiam este naco da ecclesia, de 2 de dez:

Vai ser publicado "em tempo razoavelmente breve" um documento do Vaticano sobre a situação das crianças que morrem sem o baptismo. Foi o que anunciou o Arcebispo Dom William Joseph Levada, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e novo Presidente da Comissão teológica internacional, ontem recebido em audiência pelo Papa Bento XVI. Dom Levada, na sua primeira intervenção pública como "sucessor" de Ratzinger à frente do ex-Santo Ofício, recordou que o tema das "crianças que morrem sem o baptismo" ocupou os trabalhos da Comissão durante estes dias. O Arcebispo recorda que se trata de um tema complexo do ponto de vista teológico, já que hoje não "existe" mais o "limbo" que, por séculos, era destinado às crianças não baptizadas. "A discussão realiza-se a propósito de um projecto de texto sobre a sorte das crianças que morrem sem o baptismo. Neste tempo de relativismo cultural e de pluralismo religioso - disse o Arcebispo - o número de crianças não baptizadas aumenta consideravelmente. Nesta situação, os caminhos para se chegar à salvação aparecem sempre mais complexos e problemáticos."Segundo o Arcebispo Levada, a Igreja "não pode deixar de reflectir sobre a sorte de todos os homens criados à imagem de Deus e, de modo particular, dos mais fracos e daqueles que ainda não estão em posse do uso da razão e da liberdade. Pode-se esperar que num tempo razoavelmente breve o estudo empreendido pela Comissão Teológica tenha um resultado positivo também com vista à eventual publicação de um Documento sobre este assunto".O Presidente da Comissão acenou ainda para as relações entre lei moral natural e defesa internacional dos direitos da pessoa humana: "Parece urgente apresentar as razões e os fundamentos da lei moral natural, objectiva, universal, de origem divina, de modo construtivo e eficaz para o contexto cultural actual. Segundo estas precisas indicações, a Comissão Teológica Internacional deve seguir seus estudos".

ora bem. eu, que como já disse sou nadíssima versada nestas coisas, não faço ideia de quando a igreja católica inventou o limbo, mas registo que, passados uns séculozitos (o tempo 'razoavelmente breve' é assim) em que andaram a infernizar a vida aos pais que além de passarem pelo pavor de ver morrer um bebé (durante muito tempo todos os bebés eram baptizados, period, portanto para morrerem antes do baptismo tinham de ser muito novinhos) ainda tinham de encarar a ideia de que a pobre criança ia ficar suspensa num lugar penumbroso, entre o reino do demónio e o dos céus, apenas porque não levara com um fio de água benta na fronte, os senhores prelados resolveram repensar o assunto e a compatibilização da 'lei moral natural', 'objectiva', 'universal', 'de origem divina', com os 'direitos da pessoa humana'.

élécas.

este levada é levado da breca.

portanto a tal lei é natural e objectiva e de origem divina, mas não assim tanto que não permita aggiornamentos. tipo, deus pôs-se a pensar e mudou de ideias: toca a acabar com aquele quarto dos fundos, tipo anexo, da esfera celeste que dava plo nome de limbo, já que 'hoje em dia há muita criança não baptizada'. não é tipo 'não faz sentido nenhum decretar que um bebé que não fez mal a ninguém pague pelos pecados dos adultos (se não baptizar alguém pode ser um pecado)', ou, melhor, não é 'o baptismo é um rito, o que interessa é o que fazes com a tua vida'. nem: 'se calhar não faz muito sentido andarmos para aqui a bramar que até três células embrionárias são uma pessoa humana com toda a dignidade e depois decretarmos que um bebé inteirinho é chutado para o limbo se não for baptizado'.

não sei se toda a gente saboreará nesta assunção, pelo próprio vaticano, do carácter transitório, dependente do contexto histórico -- ou seja, absolutamente ficcional -- , das 'leis divinas' a delícia que lhe encontro. mas enfim -- quando os diospiros já não são o que eram e o tempo deles tá a acabar, temos de saborear o que aparece.

(o jph é que está muito contente porque não foi baptizado e assim crê que pode ir directamente para o inferno, onde não só está quentinho como se encontrará comigo e com a ana -- com o nuno não, porque é um santo -- como com outras pessoas igualmente fascinantes, perversas e malvadas, que vão de encontro -- como diz o povo-- aos crucifixos nas escolas e até nos hospitais e acham que o sexo não serve só para a procriação e assim. claro que eu e a ana tentámos explicar-lhe que aquilo do limbo era só para bebés, e ele apesar de ter cara de um já não o é bem. mas enfim, lá está, cada um delicia-se com o que apanha mais à mão)
|| f., 15:16

0 Comments:

Add a comment