Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

terça-feira, dezembro 6

Eu e o Chico a vermos o debate

Fui ver o "debate" (aspas com valor de ironia) Cavaco/Alegre ao Snob com o Francisco Trigo de Abreu. Nestas ocasiões especiais o sr. Albino põe ao dispor uma televisãozinha, normalmente escondida num armário, na sala da entrada, virada para a mesa dos habitués. Já ali testemunhei grandes gritarias à volta de jogos de futebol. Ontem o "escritório" estava vazio de velhos clientes: eu e o Chico, é tudo. Graças a Deus o Chico levou o Bilhete de Identidade. Fui folheando em lógica randómica, à procura, claro, dos spice details. Deu-me jeito para preencher os momentos de maior tédio - que ocuparam 99,9 por cento do debate.

20h45 - Começa o debate. Neste exacto momento, neste preciso exacto momento, o sr. Albino resolve ligar a aparelhagem: B.B. King prá maralha curtir. Numa mesa ao nosso lado um jovem casal espanhol faz o que todos os espanhóis fazem a toda a hora e em todo o lado: tagarelam à velocidade da luz. Ambiente ideal para alta política.

20h53 - Francisco comenta: "Que soporífero!"

20h56 - Confirma-se o "soporífero". O professor já está a falar em "taxas de juros" e "políticas pró-cíclicas". Old habits die hard.

20h59 - Revelação da noite! O Francisco explica porque votará Soares: "É o único que me diverte". Uma razão tão legítima como qualquer outra. Mas, sendo assim, o melhor não seria votar Manuel João Vieira?

21h02 - Diz o prof. Cavaco: "Para mim o desenvolvimento divide-se em três partes: económico, cultural, social e ambiental". É fazer as contas.

21h07 - O Francisco começa a ficar impaciente (é uma das suas imagens de marca). "O gajo ainda não fez um ataque ao Cavaco em já vamos em meia hora desta merda!" Produzo então uma pérola psicanalítica: "Estás a reviver os teus traumas sportinguistas."

21h12 - Ena, ena! O dr. Alegre produziu uma leve crítica ao prof. Cavaco relembrando-lhe a tese das "forças do bloqueio".

21h14 - Mas Cavaco reage com uma grande defesa, daquelas muito treinadas: "Serei uma força do desbloqueio." Antecipo que o soundbyte seria no dia seguinte título nos jornais. Confirma-se.

21h15 - Pouco o bloco e a caneta. Não vale a pena. Soube depois que ambos os candidatos tinham considerado o debate muito "esclarecedor". Sim, concordo. Para mim foi. Sobretudo quanto ao candidato Alegre. A mim o debate custou-me onze euros. Não se repetirá.
|| JPH, 14:25

0 Comments:

Add a comment