Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

terça-feira, dezembro 6

casas

hoje de manhã fui visitar as casas de dois novos vizinhos do meu barro, dois arquitectos que compraram dois andares num prédio pombalinocom vista para o largo de santo antónio da sé.

fiquei verde, eu que adoro a minha casa e dificilmente a trocaria por outra (a não ser que com um jardim, para lá pôr o castro laboreiro que a patrícia e pedro, que têm um casal com uma ninhada de oito, me prometeram). têm pés direitos de 4 metros, salas de sessenta metros quadrados, cozinhas de praí quarenta e, talvez ainda mais importante, estão a estrear.

há poucas coisas tão felizes como uma bela casa antiga remoçada. uma casa velha nova. o eco dos passos nas paredes vazias, a luz sem fronteiras, os lugares das coisas antes das coisas, dos corpos antes dos corpos, das vozes antes das vozes. disponíveis para todos os sonhos, mas com um rasto de memórias outras.

tenho nostalgia das minhas outras vidas nessas casas que nunca serão minhas.

e outra coisa. perante casas como estas penso naqueles t1 e t2 da rinchoa, com salas 'espaçosas' de 15 metros quadrados e cozinhas de 6, e chão de madeira flutuante ou de 'tijoleira' e casas de banho com poliban empoleirado na sanita e em como se chegou daqui, das casas do século xviii, a essa obscenidade.
|| f., 16:00

0 Comments:

Add a comment