Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

terça-feira, outubro 18

Esta sim, assino de cruz

Questões morais.
Recentemente, no Minho, em alguns restaurantes, dei largas a um atavismo fatal: perguntei, no fim do jantar, se havia «aquela aguardente gelada». Eu gosto. Gosto de grappa gelada e gosto de aguardente de vinho verde gelada -- e prefiro largamente esta. Invariavelmente, o empregado de mesa curvava-se ligeiramente e murmurava: «Sim, temos uma, ali, mas é caseira.» Pois que viesse. Provei algumas, magníficas. Informaram-me, hoje, que essa venda é proibida e que a multa anda pelos 1.000 euros. Eu acho uma ignomínia. Desconheço as razões mas vou investigar. Será uma das minhas micro-causas pessoais. Uma micro-causa alcoólica, mas uma micro-causa, apesar de tudo.
[Francisco José Viegas, in A Origem das Espécies]

Permitam-me que acrescente uma nota pessoal. Já me aconteceu o mesmo mas noutro sítio e com uma iguaria diferente: na Mealhada, tratando-se o pitéu em causa de cabidela de miúdos de leitão. Levo sempre sopa, cada vez que pergunto se não haverá o pratinho off menu. Devem achar-me com cara de agente da Inspecção Económica undercover. Cheira-me que só o servem a inspectores amigos. E outras autoridades.
|| JPH, 15:22

0 Comments:

Add a comment