Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

quinta-feira, setembro 15

Caixa de comentários

Uma leitora do Glória Fácil que assina Fátima Cordeiro perguntou-nos, por mail, porque razão não temos caixa de comentários. Há várias razões, todas simples. Vou por pontos.

1. Acho que foi o Pedro Mexia quem um dia escreveu que as caixas de comentários eram a casota dos grunhos da blogosfera. Concordo inteiramente. Embora haja muita gente que tenta aí produzir comentários sérios - anónimos ou não - a verdade é que há igualmente muita gente que mais não faz do que produzir javardice. Nas caixas de comentários de blogues com quem o Glória Fácil polemizou já li as maiores porcarias sobre as pessoas que compõem o Glória Fácil. Coisas nojentas - e anónimas, claro, à imagem e semelhança (no anonimato e na nojice) dos respectivos blogues. Aliás, tenho por mim que muitas vezes são os próprios autores desses blogues que escrevem muita das porcarias que aparecem nessas caixas de comentários. Estás-lhe na massa do sangue uma tendência compulsiva para a cobardia.

2. No Glória Fácil não permito isso. Temos todos mais do que fazer do que andar permanentemente a gerir a caixa de comentários e a limpar o vómito dos javardos. Não só pelo que aí diriam de nós como de terceiros sem culpa nenhuma. Para que fique claro: os conteúdos das caixas de comentários são da responsabilidade dos seus autores mas também - e principalmente - dos donos dos blogues. E eu não estou para me sentir responsabilizado pelas asneiras insultuosas que uma manada de alienados/frustrados vai bolsando. Os visados sabem quem são. Os não visados também sabem quem são. E se as pessoas sérias que escrevem nas caixas de comentários gostam de se sentir misturadas com os grunhos - então lamento mas o problema é delas.

3. Além do mais, essa manada gosta essencialmente se ler a ela própria, sobretudo nos blogues com maior leitura nacional. Se querem ser lidos que façam o seu próprio blogue e deêm aos pedais.

4. O Glória Fácil é a minha casa na blogosfera. Minha e da Ana e da Fernanda e do Nuno. Só cá entra quem nós deixamos. Quer isto dizer que o mail (gloriafacil@yahoo.com.br) está ao dispôr de toda a gente. Já publicamos mail muito crítico em relação a coisas aqui escritas. Mas insultos (para nós ou terceiros) não. A regra é simples: bom senso e boa educação. Nada mais. É pedir muito?

5. A Fátima Cordeiro diz-me que tem um blogue onde assina com um pseudónimo. Não o divulgo porque não sei se estou autorizado. Mas do que li fiquei com a impressão de que é um blogue onde o anonimato não é utilizado como instrumento de cobardia. Volto a dizer (pela enésima milionésima vez): o problema não é o anonimato em si. Compreendo que haja pessoas que, por razões (por exemplo) profissionais, não possam revelar as suas identidades; ou que usem pseudónimos como artifício literário. Tudo bem. O problema é quando o anonimato é - repito - instrumento de cobardia. Ou seja, quando se dá mau nome ao anonimato. É o que por aí há mais.
|| JPH, 11:21

0 Comments:

Add a comment