Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

quarta-feira, agosto 17

Jornalistas e procuradores do MP

Os jornalistas respondem muitas vezes aos comentários de que são alvo na blogosfera usando os mails e as caixas de comentários dos blogues onde são criticados. É um direito que nos assiste.

Já outros profissionais gostam de comentar nos blogues o trabalho dos jornalistas mas sem aceitar, em troca, que o seu trabalho seja escrutinado. Cegos, nem entendem que assim não lhes assiste qualquer espécie de autoridade para criticarem quem quer que seja.

E, para que não restem dúvidas - e para que ninguém enfie injustamente a carapuça -, digo claramente de quem estou a falar. É do meu colega do PÚBLICO António Arnaldo Mesquita, que se atirou contra um tal de "José" na caixa de comentários este post lido no Incursões.

Ora o Mesquita atirou contra este suposto "José" - magistrado do Ministério Público em Viana do Castelo - uma decisão judicial sua lá sua comarca, ao que o alegado "José" respondeu: "Já disse que não faria aqui nenhum comentário sobre assuntos que dissessem respeito ao meu munus profissional e estou farto de escrever que não escrevo aqui nessa qualidade."

E o diálogo continuou, assinando o Mesquita com o seu nome (aamesquita) e o "josé" com o seu evidente pseudónimo. E o dito "josé", a certa altura, lá comentou o caso em concreto suscitado pelo Mesquita, violando o princípio, que ele próprio estabelecera, de não comentar o seu "múnus profissional" (meu Deus, que pomposidade, esta do "múnus"!).

E é assim que deve ser. Os senhores procuradores do Ministério Público têm uma profissão tão pública como os jornalistas - e quando falo em procuradores do MP falo em todos os outros operadores judiciais, juizes, advogados, polícias, etc.

Portanto, não podem estar à espera de criticar actos concretos de jornalistas e, na resposta, não serem criticados pelos seus próprios actos concretos. E, aliás, se fossem crescidinhos nem sequer tentavam argumentar como o sr. magistrado do MP "José" tentou no princípio da sua conversa com o António Arnaldo Mesquita. Porque depois são forçados a recuar. Fica-lhes bem, claro. Mas dá dó ver, isso dá.

PS - Li com atenção o post do Paulo Gorjão sobre a constituição da blogosfera como "watchdog" do mundo político (e económico, suponho). Hei-de comentá-lo.
|| JPH, 14:33

0 Comments:

Add a comment