Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

quinta-feira, maio 19

aburquê?

pois bem: ontem li numa carta de um leitor (ou foi hoje?) do dn que sou uma abortófila. creio que isto, desconstruído, dá "amiga do aborto". diz o tal senhor, que por acaso ou não tem o apelido de "pio", que os abortófilos são os que querem o "aborto livre". assim uma espécie de tudo ao molho (mas, obviamente, sem fé em deus). gentinha a atropelar-se às portas dos hospitais num frenesim abortivo, ou abortista, ou lá o que eles lhe chamam, num desvairamento maléfico, tudo louco para se livrar das pessoas humanas que, em forma de meia dúzia de células, se acoitam nos seus ventres. e eu e os como eu a incitar a chacina: vá, abortem, que vão ver que é o máximo! quem nunca abortou não sabe o que é bom! e por aí fora.

obviamente, sr pio, não devia sequer perder uma vírgula consigo (e nem sei porque perco, para dizer a verdade: deve-me estar a dar para a bondade, hoje). mas vejo-o tão convicto de que o povo português rejeita em massa essa calamidade que tanto o revolta, que não entendo o seu problema. então acha que gente tão pia, tão incapaz de um tal acto, iria cometê-lo só porque uma lei o permite? que falta de fé nas gentes o sr revela, e que espantosa capacidade de persuasão nos imputa a nós, os temíveis abortófilos.

o maior horror, sr pio, e que o sr piamente ignora, é que, mesmo que o aborto seja "livre", como diz, só aborta quem quer -- ou seja, para além de quem, tendo meios e estatuto para isso, já aborta agora, aquelas que nas actuais condições não logram fazê-lo por falta de dinheiro ou de acesso. justiça social, já ouviu falar? (ou, se quiser, para rimar consigo, piedade).
claro que não é essa só a questão, e aí tem o caro sr pio toda a razão. é também uma questão de liberdade. de respeito. de direitos. o direito que não lhe dou -- atreva-se! -- a querer decidir por mim da minha vida. o direito que não lhe dou de querer decidir da vida de quem quer que seja.
é da liberdade que eu sou amiga, sr pio. invente-me uma palavra para isso.

f.
|| asl, 11:26

0 Comments:

Add a comment