Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

terça-feira, fevereiro 22

Mau perder no canil

O Martim entonteceu de vez. Agora insiste em dizer no seu blogue (Mautemponocanil.blogspot.com) que o BE é um dos derrotados das eleições. Primeiro porque, tendo oito deputados, se vai "perder o efeito mediático que era ter Louçã a falar sobre tudo". Segundo, porque prevê (isto é, deseja) que o BE tenha atingido o "princípio de Peter". "Daqui em diante será sempre a descer", diz ele, rezando.

Isto é do campo da tonteria pura. Dizer que o BE é um dos derrotados das eleições é tão tonto como dizer que Jerónimo de Sousa venceu o debate a cinco na RTP. Tresanda a irracionalidade - para já não dizer a muito mau perder.

Vejamos, meu caro Martim:

1. O Bloco quase triplicou o número de eleitos (e "só" tinha estabelecido como objectivo dobrar o número de eleitos.
2. Sendo certo que tinha dito que um dos objectivos era evitar a maioria absoluta do PS, a verdade, agora, é que, tendo o PS alcançado essa maioria, o BE está de mãos completamente livres para fazer a oposição da forma que melhor entende. Está livre da chantagem da "instabilidade" e de novas eleições antecipadas e pode, à esquerda, em concorrência com o PCP, capitalizar todo o eventual descontentamento popular que a governação do PS venha a gerar.
3. Enfim: o Bloco alcançou o melhor resultado que podia ter alcançado. A conjugação do seu resultado com a maioria do PS colocou-o no lugar ideal para, tendo arte para isso, continuar a crescer.
4. Convém nunca permitir que adesões militantes (ou, no caso, rejeições militantes) tirem inteligência às análises dos resultados.

Abraços do
JPH
|| JPH, 14:00

0 Comments:

Add a comment