Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

segunda-feira, outubro 18

Sesta - "The untold story"

Segundo fontes que não posso identificar, mas que genericamente designo de fontes FQECSEOAOEIPM (Fontes Que Eu Cá Sei E Ou Acreditam Ou Então Ide Passear Macacos) o primeiro-ministro ficou algo preocupado pelo facto de o chamado "desmentido da sesta" ter provocado a galhofa nacional - além de dar matéria para pelo menos duas dúzias de episódios do Contra-Informação e uma edição especial do "Inimigo Público".

O primeiro-ministro preparava-se para ir fazer queixas ao PR - como fez no episódio do macaco Adriano, do Big Show Sic - mas já não vai porque percebeu ter nessa altura ficado "ligeiramente mal" (Santana dixit) na fotografia e não quer repetir a brincadeira.

Agora - segundo as minhas FQECSEOAOEIPM - Santana Lopes prepara-se para emitir um desmentido do desmentido.Ou seja, vai dizer que a sua chefe de gabinete actuou por conta própria, sem lhe dar cavaco. E que a questão das sestas "é do domínio exclusivo da sua vida privada", o que o leva a não esclarecer se a dormiu ou não.

As tais FQECSEOAOEIPM dizem-me que depois de amanhã a chefe de gabinete emitirá um novo desmentido confirmando em parte o desmentido do PM (o que está prestes a sair) mas acrescentando que se limitou a obedecer a directivas de um adjunto do PM, pensando que este (cuja identidade não posso, para já, revelar), ao dizer-lhe para escrever o "desmentido da sesta" estava a transmitir uma indicação directa do PM.

Este adjunto, por sua vez - e ainda, mais uma vez, de acordo com o que me transmitem as minhas FQECSEOAOEIPM - já está a preparar um desmentido ao desmentido do desmentido do desmentindo (ou será ao desmentido do desmentido do desmentido do desmentido do desmentido, sei lá, façam as contas, eu já perdi o pé) esclarecendo que quem defendia o desmentido (o original) fora o motorista de Santana pensando, por isso, que isso representaria um desejo expresso do PM. O motorista, pelo seu lado, disse-me: "Estou nas tintas para essa merda. O que sei é que aquilo foi golo, a bola entrou. É sempre a mesma porra!"

Segundo as minhas FQECSEOAOEIPM, que já conhecem o PM "de gingeira" (expressão das fontes) o objectivo de Santana é tornar impossível a escrita nos jornais de qualquer piada sobre a alegada sesta porque isso implicará, necessariamente, acrescentar-lhe um "background" aí de uns 5000 caracteres a contar a história dos sucessivos desmentidos e isso torna tudo impraticável. É isto e nada mais.

PS - Agora a sério (risos). Eu até sei a história da sesta. O jornalista autor da notícia do "Expresso" falava com a sua fonte e perguntou-lhe:

- Então e onde é que ele esteve entre o debate no Parlamento e a Moda Lisboa?

- Foi a uma festa...

- Ah sim? Ok, obrigadinha, até à próxima...

- Ok, abraços...

Estão a ver? Ele (o jornalista) percebeu mal. Devia ter escrito "foi a uma festa" em vez de "dormiu uma sesta". Se o tivesse feito teria recebido apenas da chefe de gabinete do PM um "esclarecimento" dizendo isto: "Confirmo que o PM foi a uma festa a seguir ao debate no Parlamento. Acrescento, para evitar extrapolações erróneas, que foi a uma festa de aniversário de um dos filhos num restaurante do Jardim Zoológico. Com os melhores cumprimentos,
Ana Costa Almeida"
|| JPH, 14:59

0 Comments:

Add a comment