Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

sexta-feira, setembro 3

Adolfo, o bicho do papel

Tenho um amigo, o Adolfo Palma, com quem um dia, há muitos, muitos, muitos anos, fiz uma lista para concorrer a uma associação de estudantes, a lista B.

Já tinhamos os dois andado separados naquelas guerras mas naquele ano decidimos-nos pela unidade. E apostamos numa campanha em grande, cheia de papelada para distribuir à malta e autocolantes e o diabo-a-quatro. A lista despertou algum entusiasmo e, inclusivamente, a adesão de miúdas muito giras, uma das quais, a Eva, brasileira, inventou um "slogan" assassino que por uns segundos nos abalou (a mim e ao Adolfo) a nossa "ética" de esquerda (mas depois deixamos passar porque, enfim, até tinha a sua eficácia). Era assim, o slogan:

VOTA NA B
QUE A EVA VAI COM VOCÊ


A campanha foi mesmo em grande. E cara, claro. Foi nessa altura que eu tomei conhecimento de uma pancada do Adolfo: a filatelia. Soube porque o Adolfo me disse que tinha vendido um selo da sua preciosa colecção para pagar a propaganda. Eu pensei "este tipo é doido" e nunca mais liguei ao assunto. O slogan da Eva foi de tal modo bem sucedido que, à última da hora, as listas da JSD e da JC fizeram uma aliança. Isto é: a B perdeu (naquela escola foi a história da nossa vida).

O Adolfo foi à vida dele e eu à minha. Foi jornalista (começámos quase ao mesmo tempo) e agora já não é. Deixou-se de políticas - mas continua atento. Há dias reencontrei-o e então percebi que, de todas as pancadas que tinha na altura, uma sobreviveu: a filatelia.

Hoje, 3 de Setembro, ele informou-me do lançamento de um blogue sobre o assunto. Perguntou-me se eu o não o achava "bonito pra caramba" e eu acho que sim. Chama-se Bicho do Papel. Vão lá e confirmem.
|| JPH, 22:04

0 Comments:

Add a comment