Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

sexta-feira, junho 25

Ei-la: a análise de jogo que todos esperavam

Scolari Esteve bem, muito bem, completamente bem. A equipa venceu com as decisões que ele tomou. Parece agora claro que a equipa está com ele. Quanto ao país, já não restam dúvidas. Queira o destino que fique à frente da selecção depois do Euro. É preciso alguém assim para levar a rapaziada até ao Mundial.

Figo Jogou bem, mas já o vi muito melhor. Esfalfou-se. Porém, ao ser substituído portou-se mal. Amuou, foi para o balneário - são assim, as divas. Teve azar: quem o substituiu (Postiga) marcou. Scolari, que não quer mais guerras, teve o cuidado de dizer que o viu no balneário "com a Nossa Senhora de Fátima na mão, escutando os penaltis". É possível. Mas por quem estaria a rezar? Por ele ou pela equipa? Figo parece estar a lidar mal com o princípio do fim da sua carreira. É melhor que se comece a habituar à ideia de que já não tem pernas para um jogo inteiro (sobretudo um jogo como este). Prefere o quê? Entrar ao princípio e ser substituído a meio? Ou esperar e substituir alguém e, eventualmente, até ajudar a salvar o jogo, como Rui Costa já fez por duas vezes?

RTP Porque carga de água não conseguiam filmar a baliza toda durante os penaltis? O problema é este: um tele-espectador só percebe a maior parte dos golos no momento em que a bola toca nas redes. Mas, na RTP, o fundo da baliza (do lado esquerdo de quem rematava) não se via. Resultado: por fracções de segundo ficávamos sem saber se a bola tinha entrado ou não. Resolvam lá o problema rapazes. De resto tudo quase excelente (enfim, falta o Mourinho, mas não se pode ter tudo).

Postiga Teve o mérito de não falhar um golo óbvio, o que, na selecção, é raro. Depois elogiaram-lhe muito a forma como marcou o seu penalti. Para mim, foi pura criancice. Que vá aprender com o Ricardo. Força e pontaria - assim é que se marcam penaltis. Mas, no cômputo geral, esteve muito bem. Talvez tenha conquistado o seu lugar no campo, retirando-o a Pauleta. Por mim, tenho pena do Pauleta (aquele sotaque micaelense mata-me). O que interessa, porém, são os superiores interesses da Nação. Tudo pela Nação, nada contra a Nação - essa é que essa.

Ricardo Ainda não sofreu nenhum golo por culpa sua. Durante os penaltis, passei o tempo todo a gritar-lhe para se atirar para o seu lado esquerdo. Quando me ouviu, defendeu. Cumpriu, com excelência, a aposta de altíssimo risco de Scolari que foi deixá-lo marcar um penalti, por sinal decisivo. Se tivésse falhado, bem teríamos que ouvir o sr. Pinto da Costa e os seus lacaios. Acabou-se o drama Baía?

Jorge Andrade, Ricardo Carvalho, Maniche, Nuno Valente, Miguel Todos muito bem, como de costume. O primeiro golo inglês resulta de uma fífia de Costinha. O segundo do próprio mérito de quem o marcou, mais do que do demérito da defesa. Rui Jorge e Beto (que ainda não entrou) não deixam saudades. É a vida.

Rui Costa Faltam adjectivos para o golo que marcou: assombroso, luminoso, maravilhoso. Tanto que se lhe perdoa o penalti falhado. Terá já percebido que é melhor (para si e para a equipa) ser utilizado assim do que entrar no "onze" inicial?

C. Ronaldo Teve de se haver durante todo o jogo com um infernal Ashley Cole. Nunca desistiu. E, além de assustar a defesa inglesa, ainda conseguiu, bastantes vezes, ir lá abaixo dar uma ajuda à sua própria defesa. Um puro-sangue! Oxalá a fama não lhe suba (excessivamente) à cabeça.

Árbitro Só um adjectivo: não gostei.

Durão Elogiou a "remodelação" que Scolari fez na equipa do primeiro jogo para o segundo. Pois...

O futuro? Sei lá! Uma certeza só: os pobres não serão menos pobres se a selecção for campeã.
|| JPH, 13:09

0 Comments:

Add a comment