Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

quarta-feira, fevereiro 11

Kadang-kadang (II)

Isso das palavras indonésias tem muita graça, Ana. A língua, que tem como raiz o malaio, foi literalmente inventada desde a independência do país. Antes desse momento não se pode dizer que o chamado "bahasa indonésio" existisse. O país nasceu sem língua oficial - e por isso tiveram que a inventar.

Inventaram palavras como bisnis. A mim divertiu-me imenso saber que significa negócio. Sibilem os ésses e percebem logo de onde vem. Esta veio do inglês mas muitas outras vieram de outras línguas, por exemplo do português.

Outra palavra muito interessante é merdeka. Houve quem se espantasse lendo em paredes de Jacarta "Merdeka Xanana", quando o homem ainda estava preso. E avenidas Merdeka e alamedas Merdeka. Um dias destes, no Mar Salgado, houve até quem tivesse referido a "propalada ausência de merdeka" em Portugal, antes do 25 de Abril.

Merdeka, já perceberam, significa liberdade - e itanto há a dizer sobre isto que o melhor mesmo é não dizer nada. Bem, só uma coisinha: para os indonésios liberdade diz-se merdeka. Na luso-blogosfera quem acha isso é o senhor Vasco Lobo Xavier. (Desculpem, não resisti).
|| JPH, 21:10

0 Comments:

Add a comment