Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

sexta-feira, janeiro 9

A retórica e a vidinha

A transferência de João Pereira Coutinho para o Expresso tem de facto muito interesse. Não espero outra coisa do seu primeiro artigo no seu novo semanário que não seja uma articuladíssima explicação para esta interessante cambalhota. E até a invocação do trajecto jornalístico do Sumo Pontíficie que ilumina o grupo ideológico/literário de JPC faz parte - mas esquecendo que Miguel Esteves Cardoso transitou do Expresso para o Independente e não ao contrário.

Para quem um dia escreveu, na Coluna Infame, que "uma falha do Independente tem mais liberdade do que as virtudes todas juntas do Expresso" não está mal. Já espero, na volta do correio - directamente ou por interpostos amigos - acusações de "polícia do pensamento", "patrulha ideológica" e as tretas ressentidas do costume - infantilidades, enfim.

Mas adiante. O que me interessa mesmo é que estas transferências provam como é mortal, para os seus próprios autores, a mania obsessiva de fazer declarações públicas definitivas e irremediáveis sobre os mais variados assuntos. A retórica esbarra na vidinha, é uma chatice.

É por estas e por outras que me recuso - por exemplo - a dizer que sou radicalmente contra a posse pelo Estado (ou aparentados, como a PT) de meios de comunicação social. Não posso. Sabe-se lá se um dia não lhes estarei a bater à porta a pedir emprego, ou então (hipótese altamente improvável, para não dizer impossível) a ser alvo de uma proposta absolutamente irrecusável. O horror para mim seria constar da lista de pagamentos de uma empresa cuja propriedade violasse em absoluto os meus princípios. Mas isto, se calhar, é um comportamento conservador. Desculpem.
|| JPH, 14:09

0 Comments:

Add a comment