Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

segunda-feira, janeiro 19

Acção popular

Lusa - O ministro das Obras Públicas foi hoje vaiado por populares de Negrelos (Santo Tirso), que protestavam por o nome da localidade ter sido eliminado na indicação da estação de comboios, que agora apenas se chama Vila das Aves.
Na viagem inaugural da renovada Linha de Guimarães, que liga esta cidade ao Porto, populares de S. Tomé de Negrelos juntaram-se perto na via férrea empunhando cartazes com frases de protesto pela alteração do nome da estação.
Esta atitude de protesto havia já sido assumida ao início da tarde, quando o ministro Carmona Rodrigues, acompanhado dos governadores civis de Braga e do Porto e dos responsáveis da CP e da Refer, inaugurou a nova estação de Guimarães.
Nessa altura, alguns cidadãos de Negrelos classificaram como "traição" a mudança de nome, tendo o presidente da junta, Henrique Pinheiro Machado, entregue um documento de protesto aos jornalistas.
Neste, a decisão governamental é classificada como "uma humilhação" imposta a S. Tomé de Negrelos.
"A população da vila está entristecida, magoada e revoltada com a decisão de retirar à Estação de Vila das Aves-Negrelos o seu nome originário e que sempre ali esteve durante 120 anos", refere o documento.
Em declarações à Lusa, o autarca disse que os órgãos autárquicos da freguesia se reunirão hoje à noite para analisar a questão e adiantou que dela poderá sair a demissão conjunta e o boicote às próximas eleições locais.
Mas enquanto os populares de Negrelos se mostraram contra a supressão do nome da aldeia na indicação da estação de comboios, os de Vila das Aves manifestaram-se satisfeitos com a decisão.
À chegada à Vila das Aves, Carmona Rodrigues foi recebido com aplausos pela população na estação local, tendo saído do comboio para cumprimentar os presentes.
|| asl, 18:09

0 Comments:

Add a comment