Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

sábado, dezembro 6

Voyeurismo e sida (reabre)

A propósito do meu texto sobre a entrevista (ou conversa, como se prefira) entre Luís Osório e o seu pai, retransmitida há dias na RTP, escreveu-se o seguinte aqui:

"Digo não digo III
Pois claro que digo. Digo que o post do João Pedro Henriques sobre o filme Tanto Tempo - de Luís Osório, sobre o pai deste, José Manuel Osório - é de uma frivolidade revoltante.
Primeiro: não se trata efectivamente de uma "entrevista", como lhe chama maldosa e redutoramente JPH, mas de um filme documental. Segundo: tenho praticamente a certeza de que foi a 2ª e não a 3ª vez - como desonestamente sugere JPH - que o filme foi para o ar. No Dia Mundial da Luta Contra a Sida. Et pour cause...! Terceiro: trata-se de um trabalho de uma inquestionável coragem e seriedade. Acho extraordinárias as palavras maldosas de JPH. Sobretudo quando afirma que apenas a sobriedade permite olhar para Tanto Tempo como um produto televisivo formalmente diferente do Big Brother. Quarto: que eu saiba, o filme nunca foi pretexto para uma qualquer reconciliação entre pai e filho. Quinto: afirmar que se trata de pura "pornografia emocional" é, no mínimo, insultuoso; no máximo, é ser burro. Sexto: "indecoroso" é um adjectivo que não quer dizer nada de importante. Nunca pensei encontrar tanto moralismo num jornalista da geração de JPH, tanta "honestidade de superfície". Sétimo: sobre a bravura e a generosidade de quem ousa tornar-se menos opaco para os outros: JPH devia agradecer ao Luís e ao José Manuel Osório a rara oportunidade que lhe deram de assistir ao jogo da verdade, de poder vislumbrar o que verdadeiramente se passa no interior de alguém. Rousseau explicou isto muito bem no preâmbulo do Manifesto de Neuchâtel . Tudo isto com aquela estética cinematográfica, aquele cinéma vérité - na forma como no resto - a que já me referi anteriormente. A abordagem que faz a diferença e que faz do Luís Osório um jornalista de televisão diferente dos outros. Para melhor, naturalmente.
"

Dentro de momentos haverá resposta. Até já.
|| JPH, 16:01

0 Comments:

Add a comment