Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

segunda-feira, novembro 3

Uma "análise" da "agenda da blogosfera" (II)

Dei conta de dois comentários substantivos ao "post" sobre a (im)possibilidade de se fazer uma "análise" da "agenda da blogosfera". Um aqui, que concorda comigo, outro aqui, que discorda.

Quanto ao primeiro, nada a dizer. Quanto ao segundo - que afirma que um "sociólogo sério e competente" poderia fazer "sem grande dificuldades", uma análise da agenda da blogosfera, partindo do "estudo de amostras" como "em qualquer análise científica" - alguns comentários:

1. A blogosfera é tudo e não é nada. Cresce para o infinito. Não há espaço nem comunidade. É radicalmente multifacetada. Como se faz a partir disto uma "amostra"? Não se faz. Ou melhor: só se faz de partes da blogosfera. Portanto, mantenho: uma "análise" da "agenda da blogosfera" é, no meu entender, uma impossibilidade. Pode-se fazer, quando muito, uma análise de sectores da blogosfera (a "análise" da agenda dos blogs de jornalistas, por exemplo). Aí sim - doutra maneira não. E mesmo assim tenho imensas dúvidas.

2. Sou acusado de olhar preconceituosamente para a proposta de JPP (que foi quem se propôs fazer, "com a distância que o tempo trará", uma "análise" da "agenda da blogosfera"). Sabe que mais, meu caro Dupond? Tem toda a razão! Fosse JPP um desconhecido e eu não teria "preconceitos". Acontece que não é um desconhecido. Tem pensamento exposto em muitos lados há muitos anos. Dos "preconceitos" (que não é a melhor palavra, mas enfim...) que criei nasceram as minhas resistências a uma futura/eventual "análise" da "agenda da blogosfera". Olharei essa "análise", se um dia ela for feita, com o maior equilíbrio possível. Mas nunca esquecendo quem a fez - nem a sua "agenda" histórica.
|| JPH, 15:29

0 Comments:

Add a comment