Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

quarta-feira, agosto 20

Uma palavrinha mais...

Sobre o atentado de ontem em Bagdad o Avatares De Um Desejo declara, em resposta ao Jaquinzinhos, que há "um pensamento maniqueísta" segundo o qual ou "se está com o terrorismo ou se está com o "roteiro da Paz" americano". E acrescenta: "Na verdade o mais provável é que os dois lados subsistam nessa estranha relação de interdependência."

E agora acrescento eu. O Avatares só peca por excesso de elegância. Para mim essa "estranha relação de interdependência" entre os dois lados da guerra é, na verdade, uma aliança objectiva. Mas calma! Não estou a dizer que esse entendimento seja secretamente assumido por ambas as partes. Não há aqui nenhuma teoria da conspiração, por mais que elas me fascinem. Estou a dizer que os atentados de ontem reforçam objectivamente as alas mais militaristas (os chamados falcões) tanto na administração Bush como na de Sharon. À violência responde-se com mais violência e a mais violência responde-se com mais violência ainda e por aí adiante - o velho e infernal círculo vicioso do olho-por-olho-dente-por-dente. Este clima é obviamente do agrado dos falcões de todos os lados desta guerra. E, sobretudo, dos interesses que os alimentam. Está dito.
|| JPH, 20:39

0 Comments:

Add a comment