Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

quinta-feira, agosto 28

Teatro

Joel Neto acusa-me de fazer leituras "apressadas, superficiais e incompetentes". Está no seu direito. Devolve-me aquilo que cheguei a pensar quando li os seus comentários sobre a dramaturgia nacional. Contudo, costumo ser cautelosa nas palavras e evito sempre ultrapassar a barreira da ofensa pessoal. Adiante.
Escreve que não responsabilizou os actores dos Artistas Unidos pelo "calvário" que têm vindo a sofrer. Mas alguns dias antes escreveu: "Suponho que a fraca qualidade dos actores portugueses -- deixem-me ser definitivo: a fraquíssima qualidade de uma das mais débeis e incapazes classes profissionais portuguesas, que é a dos actores -- contribua para o calvário dos Artistas Unidos".

Não sei onde é que leu que exijo exclusivamente ao Estado a sobrevivência do teatro português. Penso que se precipitou ao julgar que responsabilizo unicamente o Ministério da Cultura (MC) pela ausência de salas e de subsídios. Se é verdade que o país está pejado de antigos teatros e de espaços degradados que podiam ser convertidos em salas de espectáculos, é também certo que a classe teatral sofre de alguma inércia. Muitos estão sempre à espera que caia qualquer coisa do céu. Acredito que cabe também aos actores arranjar subsídios alternativos aos apoios do Ministério da Cultura. Alguns esforçam-se por isso, outros não. Contudo, não é possível chamar mais espectadores para o teatro se não existirem as condições necessárias para esse acolhimento. Se não existir oferta teatral não existe público.
|| Anônimo, 13:30

1 Comments:


شركة تنظيف خزانات بالرياض
شركة تنظيف موكيت بالرياض تتخصص فى القيام بأعمال تنظيف الموكيت ونظرا لحساسية التعامل مع الموكيت فشركتنا افضل شركة تنظيف موكيت بالرياض تعتمد على أدوات محددة لسلامة الموكيت وعدم تجريحه
ركن كلين للصيانة والنظافة
Blogger المتوكل على الله, at 12:39 AM  

Add a comment