Glória Fácil...

...para Ana Sá Lopes (asl), Nuno Simas (ns) e João Pedro Henriques (JPH). Sobre tudo.[Correio para gfacil@gmail.com]

quinta-feira, agosto 28

“Inquietações de um luso-papagaio bruto”

Acabadinho de chegar à blogosfera (o Glória Fácil tem apenas duas semanas, mais coisas menos coisa), descubro, todos os dias, às vezes quase hora a hora, as vantagens da blogosfera. E partilho-as com os leitores deste blogue, se achar (e se eles acharem) que é caso disso.

Uma dessas vantagens, que milhões de habitantes deste novo planeta já constataram antes de mim, é a de ninguém poder arrogar-se o direito de ser o dono da bola, o árbitro que decide quando é que o jogo acaba. E isto por mais autoridade própria (no sentido de qualidade própria) que legitimamente tenha obtido no mundo exterior à blogosfera, antes daqui chegar. Ou por mais reforço dessa mesma autoridade própria que por aqui tenha (ou não) conseguido. As não-regras deste planeta tornam a arrogância ainda mais caricata e patética do que ela já é na “vida real”.

Aqui ninguém manda, pelo menos por enquanto. É divertido e maravilhosamente estimulante conhecer um “mundo” (este, o da blogosfera) que funciona assim. Creio mesmo que é o único “sítio” onde é possível que isso aconteça. Aliás, para que não restem dúvidas nenhumas (sou tudo menos anarquista), acho mesmo que isso de ninguém mandar só deve acontecer aqui.

Servem estas reflexões para afirmar que, felizmente, as polémicas/conversas/debates continuam por aqui independentemente de quem as queira (ou não queira) continuar. Eu, neste caso, até quero. E felizmente há quem também o queira, tendo-me feito várias perguntas, que passo a responder.

P. Porque não escrevi eu que é “rigorosamente impossível” a paz no conflito israelo-palestiniano com Arafat mantendo-se como figura de primeira grandeza?
R. Gostaria, sinceramente, de poder escrever isso. Infelizmente verifico que, após o atentado de Jerusalém, os EUA pediram a Arafat que travasse os terroristas do Hamas (e sim, acho que o Hamas, independentemente do seu poderio sócio-cultural, é, acima de tudo, uma organização terrorista). Por outras palavras: pelas mesmas razões que defendo a democrática eliminação (sublinho: democrática) de Sharon, também acho que é necessária a eliminação política (sublinho: política) de Arafat. Porque isso pode implicar (embora não seja uma certeza, reconheço) a introdução de factores de moderação/racionalidade/inteligência no “processo de paz”. Infelizmente é a administração Bush quem agora legitima Arafat. Quem diria?

P. “O Hamas, a Jihad, os Mártires atacam mas onde estão as condenações? Onde estão as prisões? Onde está, por mais ínfimo que seja, o eco do que poderá ser um futuro Estado de Direito palestiniano – um Estado que condene judicialmente os assassinos e as organizações terroristas?
R. Esse “eco” não está em lado nenhum. Por outras palavras: dou-lhe inteiríssima razão. Significa isto que, tentando manter uma posição moderada face a esta questão, não posso deixar de admitir que estou mais próximo de um dos lados. Esse lado é o democrático. Ou seja, o de Israel, que não só é um país democrático como é, acima de tudo, o único país democrático da região. Mas uma coisa é sentir-me mais próximo de Israel (até por razões civilizacionais e de profundo respeito pelo sofrimento milenar do seu povo) e a outra é sentir-me próximo do actual governo israelita. Aí volto ao mesmo: era importante que saísse de cena.

P. Têm sido os israelitas a atirar sempre a primeira pedra?
R. Não. Nem o contrário. A resposta para essa pergunta perde-se no fim dos séculos. Seguir essa pista, face a este problema, é entrar pelo pior caminho possível.

Bem, meu caro MacGuffin, é, para já, tudo o que tenho para dizer. Mas esteja à vontade para continuar. Ou para não continuar. Um forte abraço.
|| JPH, 15:48

2 Comments:



شركة رش مبيدات مكافحة حشرات بالمدينة المنورة
افضل شركة تنظيف مجالس بالرياض
افضل شركة تنظيف منازل بمكة
شركة غسيل خزانات بالرياض
Blogger good days, at 10:57 PM  
شركة تنظيف بالرياض
تعتبر من اولى الشركة التى له اسما فى مجال خدمات التنظيف ومكافحة الحشرات نحن لدينا احدث المعدات لجلى وتلميع السرميك وافضل المنظفات التى تستخدم فى مجال التنظيف الشامل بالرياض.
شركة تنظيف موكيت بالرياض
شركة تنظيف موكيت بالخرج
شركة تنظيف مساجد بالرياض
شركة تنظيف مساجد بالخرج
شركة تنظيف خزانات بالرياض
شركة تنظيف خزانات بالخرج
شركة تنظيف بالخرج
شركة تنظيف منازل بالخرج
Blogger المتوكل على الله, at 9:42 PM  

Add a comment